quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A cirurgia...

Agora sim, chegamos ao dia da cirurgia!

Na véspera da cirurgia, consultei com o anestesista, procedimento padrão, comunicar problemas de saúde, essas coisas. Não fiquei muito contente com o fato de que o anestesista com o qual eu consultei podia não ser o mesmo que atenderia na minha cirurgia, mas ele fez uma ficha completa de tudo que eu falei e eu fiquei mais tranqüila.

A cirurgia foi no sábado pela manhã, estava marcada para às 9h00, mas me pediram para chegar ao hospital às 8h20... Então, depois de uma noite de muito World of Warcraft e pouca cama, porque eu estava nervosa, e de tirar todos os meus brincos, piercings, etc, lá fui eu com o meu namorado para o hospital...

Chegando lá, encontrei minha família quase toda, sim, pai, mãe e irmã também têm que estar junto numa hora dessas, hehehe...

Demorou um tempinho até acertar a papelada e os últimos detalhes antes de ser admitida. Aí fui levada pra enfermaria, onde tinha algumas pessoas esperando já. Como na enfermaria só pode ter um acompanhante, minha mãe ficou um tempo comigo lá e depois meu namo... Eu estava bem nervosa, com medo da cirurgia, com medo da recuperação, mas tentando ficar firme, até para não deixá-los nervosos... Meu namorado estava muito ansioso, ele me contou depois que quando eu entrei na sala de cirurgia deu uma sensação horrível nele, que péssimo isso, acho que deveríamos ter conversado melhor sobre isso antes, para ele ficar mais tranqüilo...

Bom, na enfermaria, deu tempo de colocar toda a conversa em dia e mais um pouco, porque só fui chamada para a cirurgia mesmo às 11h00. E sim, essas duas horas de espera foram MUITO tempo, porque eu estava em jejum até de água desde às 23h00 da véspera!

Subindo para o centro cirúrgico, encontrei o anestesista, que realmente não era o mesmo com quem eu havia consultado, mas pediu confirmação de todas as informações na ficha e tudo o mais. Para ser bem sincera, não me lembro muita coisa do que ele disse, acho que estava mais nervosa do que me recordo, porque, depois que ele já tinha se apresentado e feito várias perguntas, lembro que olhei bem para ele e disse "mas pera, quem é você mesmo?!"...

Ele repetiu o que o cirurgião já tinha dito, que a anestesia seria local com sedação, e que eu ficaria meio dormindo, meio acordada durante a cirurgia.

Aí veio o momento da espetada da agulha, que eu particularmente detesto! Mesmo depois de 341223423 vacinas, acessos intra-venosos, injeções, ainda fico com medo e fecho o olho... Curioso que, assim que ele começou a sedação, me deu aqueeela calma, é ótimo, heheheh...

Depois disso, eu lembro de partes da cirurgia, que eu acordava e queria abrir o olho e o médico me mandava fechar o olho. Eu ouvia apenas partes do que eles falavam, era meio assustador. Teve uma hora que o médico disse "puxa, ela tem uma assimetria muito grande aqui" e tive a impressão de que essa frase ficou rodando na minha cabeça por horas! Lembro que no final ouvi o Dr. César dizer "ótimo, ficou muito bom, muito bom mesmo, ela vai adorar!". Isso me deixou bem feliz, ainda estou esperando o dia de tirar o curativo para saber se ele estava certo em dizer que eu vou adorar, hehehe...

Depois da cirurgia, me levaram para uma salinha de recuperação, para ficar em observação, onde já comecei a fazer gelo nos olhos... Eu estava bem cansada, bem nervosa e respirando mal. E ansiosa porque queria sair logo dali para ver minha família. A cirurgia demorou um pouco mais que o previsto (depois o médico me explicou que foi por conta da tal assimetria na ponta), então eu estava preocupada com eles.

Assim que comecei a me sentir melhor, fui para a enfermaria. Comi um pouco, mas era bem difícil, beber água principalmente, eu engasgava, era bem ruim. Só consegui sair de lá no final da tarde, tive alta às 18h00, achei que o médico ia me ver antes de sair, mas ele não estava mais lá.

E depois disso começou a maratona da recuperação, que vou comentar nos próximos posts...

Aí estou eu logo depois da cirurgia, inchada e uma pilha de curativos. Os roxos só foram aparecer nos dias seguintes...

17 comentários:

  1. Qdo vc sai pensa: nem ficou tão roxo... ledo engano, qdo acorda no dia seguinte... rs

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus!
    Este relato é espetacular!
    É exatamente o que eu precisava ler sobre a cirurgia. Você está sendo verdadeira, mostrando o que realmente eu posso passar.
    Você é maluca de ter pensado em abrir os olhos!!!
    Estou nervosa só de ler!
    Eu tenho me preparado tanto para isso!!!E as informações que tu encontra são realmente muito técnicas.
    Gostei muito do teu texto, é bem familiar a tua linguagem, passa o que realmente pode ser.

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaria de saber onde vc fez a cirurgia, por acaso foi na ipo com o dr. césar berguer?

    ResponderExcluir
  4. ElyStyle,

    Eu fiz a cirurgia no IPO sim, mas com o Dr. César Pacheco Guedes.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu vou fazer a minha em março...to morrendo de medo, pois vou ter que fazer a septoplastia, a turbinectomia e a rinoplastia...é muita coisa...
    Pra tentar ficar um pouco mais calma to lendo seus relatos...
    Doeu muuuito?!?!?

    ResponderExcluir
  6. Ola : )
    Chamo-me Victória, tenho 16 anos e sou de Portugal. Também tenho o mesmo problema que tu, e desde pequenina que sou seguida por um medico para quando tiver a idade suficiente, possa fazer a operação.
    Tenho uma grande assimentria que vem de familia. a minha mae tb ja foi operada e tenho muitos tios e primos com o mesmo problema.
    Em principio, será para o proximo verao q eu farei a cirurgia, mas sinceramente, sinto'me muito insegura.
    tenho medo das dores e do tempo de recuperação q possa demorar...
    Esta tua iniciativa ajudou'me imenso e queria te felicitar pela ideia. :)
    Mas nos posts nao li nada sobre dores...
    Ainda te consegues lenbrar? sentiste muita dor?
    Como foi?

    desculpa pelo incomodo.
    E desde já obrigada. :)
    Victoria.

    ResponderExcluir
  7. elystile,

    Não doeu praticamente nada, quanto a isso pode ficar tranqüila... E geralmente esses três procedimentos são feitos juntos mesmo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Victória,

    Não doeu praticamente nada, por isso não tem nada sobre dores no blog. Algumas pessoas sentem dor na retirada do tampão, mas a minha cirurgia foi sem tampão, então foi quase que absolutamente indolor!

    Boa sorte,

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá gostava de saber se alguém já fez a septoplastia??? Se já gostava que deixassem o vosso email para falarmos melhor e que fui submetido a essa cirurgia,

    ResponderExcluir
  10. Bom dia !! Adorei o seu relato era realmente o que eu queria ouvir, mais tenho algumas dúvidas, quanto tempo vc teve que ficar repirando pela boca? nossa é um incomodo horrivél mais msm assim vc se saio muito bem. Meu nome é Ana luiza meu sonho sempre foi fazer uma rinoplastia, vc nem imagina como é meu nariz é feio amassaso e não e parece não ter osso poxa! é um sonho que eu gostaria de realizar, todos os dias penso nisso meu marido disse que eu vou ficar louca até sonho, mais desde criança cassoam do meu nariz, ninguém pode imaginar o que já se passou pela minha mente mais o que eu quero msm saber é que se terei que sair da sala de cirurgia repirando pela boca acho que isso vai ser meu problema""

    ResponderExcluir
  11. Ola Ana Luiza, respirar pela boca esta sendo o meu maior problema... descobri que minha respiração e completamente nasal, hoje estou no quarto dia de rinoplastia, e começou a desinchar a parte interna e melhorar a respiração, mas dá para aguentar dorme mal mas depois começa a melhorar!Mas o primeiro dia foi o pior, pois estava com tampões, então respiração total pela boca! rsrsrs dai eu adormecia, e acordava sufocada, pq esquecia de respirar pela boca, acordei de meia em meia hora, mas também por causa do medo de virar o rosto, mesmo pq durmo de bruços, nem sei como estou conseguindo dormir desse jeito! praticamente sentada, mas já estou ótima!
    Beijus, e se ainda não fez boa sorte!
    Jaqueline jaque_silva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, meu nome é Everton, vou fazer septoplastia e turbinectomia, estou um pouco preocupado porque a anestesia será local na minha cirurgia tbm, estou um pouco nervoso, justamente pelo incômodo durante a cirurgia como vc mencionou no post... sei q depois td vai melhorar mas esse nervosismo é horrivel rsrs... gostei dos seus posts.
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Oi.. meu nome é Aline Eu fiz uma rino fazem 5 dias... foi aberta, com anestesia geral... acordei bem tonta e pessima vomitei o dia inteiro.. mas nao sai com tds esses curativos apenas com o gesso e com as buxas... que ele tirou no dia seguinte.. agora segunda eu tiro o gesso e alguns pontos.. mas nao fiquei nadinha roxa.. ate que admirei.,. só achei pessimo a respiração nos dias seguintes pq mesmo sem a buxa agente fica com o nariz meio obstruido..

    ResponderExcluir
  14. Olá me chamo Júlia e tenho 13 anos, sou respiradora bucal, minha mãe ainda vai marcar uma rino pra mim(questões de saude), e eu estou muuuito nervosa, a sua técnica foi aquela pela gengiva acima dos dentes da frente(por cima)? me ajude estou MUITO nervosa!

    ResponderExcluir
  15. Meu nome é Virgínia, quero fazer a rino, mas não sei por inde começar...Achei sou blog e estou lendo..quem sabe crio coragem para começar a realizar esse sonho antigo. é que tenho medo de ficar artificial, de ficar com cicatriz horrível (tem duas apresentadoras de tv que ficaram como nariz torto). Torto por torto dico com o meu. Só queria colocá-lo no meio do rosto. Sem fazer ponta, nem nada...

    ResponderExcluir
  16. amei seu post, sempre sonhei em fazer a rino e agora com 18 anos finalmente vou fazer, amanha vou me informar melhor na clinica, marcar consulta e a cirurgia se possivel. estou com mto medo da cirurgia, sei la, ainda nao sei bem o q preciso fazer se é so a rino msm espero q seja. meu nariz é mto feio grande, parece um papagaio sei la é mto desproporcional para meu rosto pois tenho rosto bonito mais meu nariz me incomoda mto msm e qndo criança me humilhavam na escola sofri mto bulling é triste para mim mais se Deus quiser vou realizar esse meu sonho em breve e voltarei para mostrar minha experiencia do antes e depois. gostaria tbm de saber quanto custa esta cirurgia de rinoplastia com tudo q se tem direito?!

    ResponderExcluir