quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Rinoplastia: Aberta ou fechada?

No próximo post, vamos ao assunto mais esperado, a cirurgia em si! Mas antes disso, vou falar de uma dúvida que eu tive logo antes da cirurgia, sobre a diferença entre os dois tipos de procedimentos realizados: a rinoplastia aberta e a rinoplastia fechada.

Na verdade só fui descobrir que existia uma rinoplastia aberta às vésperas da cirurgia, e fiquei bem ansiosa, com medo da minha ser aberta, porque li em alguns lugares que a recuperação é mais difícil e que pode deixar uma pequena cicatriz no ponto menos largo da columela (coluna de pele que fica entre as narinas).

Imagino eu que a escolha do tipo de procedimento a ser realizado seja feita em função da complexidade do caso, a rinoplastia aberta (ou externa) é mais usada em cirurgias muito complicadas, secundárias e terciárias.

Mas vou de qualquer maneira colar aqui o texto mais informativo que achei sobre o assunto, do site do Dr. Alan Landecker, adepto da rinoplastia externa (http://www.landecker.com.br/cirurgia_nariz.php):

Qual a vantagem (da técnica aberta) em relação à técnica fechada?

Existem duas vias de acesso para executar as diferentes filosofias em rinoplastia: fechada e aberta. Na técnica fechada, a cirurgia é realizada por dentro do nariz, sem incisões externas. Esta técnica oferece visualização limitada e incompleta das cartilagens que formam o esqueleto do nariz, especialmente as da ponta. Na técnica aberta, o esqueleto ósseo e cartilaginoso do nariz e completamente exposto através de incisões por dentro do nariz e uma pequena incisão externa na columela (coluna de pele entre as narinas). O emprego da via aberta em casos primários e para corrigir as deformidades do nariz (rinoplastia secundária) tem as seguintes vantagens:

• A rinoplastia aberta oferece visualização direta e completa do esqueleto que forma o dorso e a ponta do nariz. Desta forma, é possível diagnosticar os fatores responsáveis pela deformidade e esculpir as cartilagens e ossos com maior precisão do que a técnica fechada.

• A abordagem aberta facilita a retirada de cartilagem do septo, que é o material preferido para fabricar os enxertos que serão usados no fortalecimento do esqueleto remanescente.

• A visão direta oferece a possibilidade de fixar as cartilagens e enxertos com mais segurança, espaço e precisão, visando combater o efeito de distorção do tecido de cicatrização e das forças respiratórias após a cirurgia.

• A escultura (refinamento) da ponta, assim como ajustes de rotação e projeção, são mais precisos e fáceis de executar.

• A remoção de tecido de cicatrização excessivo formado entre as cartilagens e a pele devido à(s) cirurgia(s) anterior(es) é mais fácil e precisa.

• As técnicas descritas, quando executadas corretamente, oferecem resultados são mais previsíveis, duradouros e consistentes.

O emprego da via aberta tem as seguintes desvantagens: maior tempo cirúrgico, o inchaço da ponta pode demorar um pouco mais para desaparecer. A rinoplastia aberta deixa uma cicatriz externa praticamente imperceptível a uma distância de conversação normal. A qualidade desta cicatriz depende fundamentalmente da execução correta da incisão e do fechamento por parte do cirurgião, sendo que menos de 1% dos pacientes se queixa do aspecto estético da cicatriz após 1 ano da cirurgia. A via aberta pode ser considerada um pouco mais "agressiva", pois uma dissecção mais extensa é necessária para expor as cartilagens. De qualquer forma, como vimos anteriormente, os benefícios da rinoplastia aberta são muito mais significativos do que as desvantagens!

Considerando as vantagens de cada filosofia e via de acesso, a abordagem mais confiável, consistente e precisa atualmente e a rinoplastia estruturada pela via aberta, tanto para a rinoplastia primária como para a rinoplastia secundária.

As incisões são internas?

A incisão é feita por dentro do nariz, dos dois lados, ao longo da borda inferior das cartilagens alares (responsáveis pelo formato e sustentação da ponta do nariz). Estas incisões são conectadas através de uma pequena incisão realizada externamente, no ponto menos largo da columela (coluna de pele que fica entre as narinas). Esta incisão na columela deve ser “quebrada” para maximizar o resultado estético. Isto quer dizer que ela jamais deve ser reta. Os desenhos mais utilizados são “em escada”, “em V” e “em V invertido”.

É menos agressiva?

Na verdade estas técnicas são mais agressivas, pois uma dissecção mais extensa é necessária para expor as cartilagens que sobraram, produzir os enxertos e reconstruir o nariz. Porém, o novo nariz terá uma estrutura mais sólida e resistente do que antes da cirurgia, oferecendo ao paciente um resultado estético e funcional mais consistente, previsível e duradouro.

Não deixa cicatriz?

A rinoplastia aberta deixa uma cicatriz externa praticamente imperceptível a uma distância de conversação normal. A qualidade desta cicatriz depende fundamentalmente da execução correta da incisão e do fechamento por parte do cirurgião, sendo que menos de 5% dos pacientes se queixa do aspecto estético da cicatriz após 1 ano da cirurgia. De qualquer forma, como vimos anteriormente, os benefícios da rinoplastia aberta são muito mais significativos do que as desvantagens.

Interessante que, depois de pesquisar bastante sobre o assunto, cheguei à seguinte conclusão "meu médico vai escolher a mais indicada para o meu caso", mas ainda fiquei torcendo para o meu médico dizer que iria fazer a fechada... Mandei um e-mail para ele, que me confirmou o que estava escrito no panfleto do IPO, ele realiza rinoplastias fechadas (ou internas).

22 comentários:

  1. Querida! Adorei encontrar seu blog na net! Vou recomendar a todos que irão fazer rino, como eu, que estou com cirurgia marcada para dia 17/12.
    Estou nervosa e ansiosa, e ler algumas coisas aqui que são completamente do meu interesse no momento é ótimo!!!

    Bjos!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você ja fez a rino me conta como foi meu msn Andersom_actitud@hotmail.com

      Excluir
  2. Seu blog me ajudou bastante, estava muito ansiosa com a rinoplastia marcada para 25/11/08 e consultava tudo na internet até encontrar seu blog. Hoje já faz 9 dias desde a cirurgia e até hoje entro no seu diário para esclarecer várias dúvidas.Esta sua idéia foi BRILHANTE!!!!
    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Depois de ler isto, acho que quero desmaiar...!
    Meu Deus, que medo!
    Aberta é melhor mesmo para enxergar, mas nossa!
    Preciso de um copo de água!!

    ResponderExcluir
  4. Gaby,

    Sabe de uma coisa? Depois disso tudo, eu acho que talvez a aberta tivesse sido melhor no meu caso, por que as minhas cartilagens eram mais complicadas do que pareciam...

    E calma, menina, vá tomar uma água com açúcar, hehehe!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua iniciativa, mto esclarecedora. Talvez eu tenha q fazer a rinoplastia aberta, gostaria de saber se a cicatriz fica feia. vc conhece alguém q fez? como ficou?

    ResponderExcluir
  6. Fiz redução nas abas nasais alguém sabe me dizer com quantos dias cicatriza total?, hoje estou com 03 dias que fiz a rino.

    ResponderExcluir
  7. olá amigas faz hj 19dias que fiz rinoseptoplastia fechada e ao contrário do que se pensa ou dizem,dói e muito o pós operatório além de sangrar uns 4dias por dentro na garganta,o nariz lateja muito como se tivesse um coração dentro dele pulsando sem parar horrivel nunca mais me pega,espero q depois de tudo eu respire melhor,abraço.

    ResponderExcluir
  8. ahh eu vou fazer a cirurgia mas nao sei se é melhor aberta ou fechada, o que me dizem?

    ResponderExcluir
  9. Oi gente!!Eu tb fiz a cirurgia, a minha foi aberta e nos primeiros três dias tive muuuito sono, no quarto dia eu já estava tão bem que eu tinha que me lembrar que estava operada, louca para tirar o curativo e ver meu nariz novo!!!A única dor que senti foi na hora de tirar os pontos, hj faz 19 dias da minha cirurgia e eu estou ótima!!!!!E, se não ficar como eu quero vou e faço tudo de novo!!
    Coragem meninas!!!bjusss

    ResponderExcluir
  10. Fiz a Rino com o Dr. Landecker e posso garantir que, com um mes de cirurgia, a cicatriz ja esta quase imperceptivel. Acho que esses detalhes dependem mais da competencia e experiencia do medico do que propriamente da tecnica. Se o cara nao souber fazer uma incisao ficar boa o que se dizer do resto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi..voce pode me dizer se gostou do cirurgiao Landecker? thaisaramayo@hotmail.com
      obrigada

      Excluir
  11. ola gente, td bem?
    meu nome e marlucia, sou negra, fiz rinoplatia, em 2006,foi aberta,e com septo nasal,de onde foi retirado das minhas orelhas. com sete dias retirei o gesso e os pontos, fk mais 07 dias com o curativo, fiz mais 04 revisoes e o resultado me deixou mto satisfeita.

    ResponderExcluir
  12. seu nariz era bonito antes,não achei que ficou bom!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi D.
    Conversei com meu médico e ele optou pela cirurgia fechada. Onde eu posso ver e obter mais detalhes desta técnica?

    Bjok"s Priscila Mayumi

    ResponderExcluir
  14. Vou fazer em dezembro a cirurgia.O Médico preferiu a aberta no meu caso.Estou anciosa.

    ResponderExcluir
  15. ola pessoal,minha cirurgia ta marcada para 14/01/12eu vou fz com sedaçao...eu so quero sb se é obrigado fzer eletro,pq meu medico disse q não necessita,oq vcs me dizem...
    agradeço pelaas respostas!

    ResponderExcluir
  16. Ja fiz minha segunda rino estou no 2º dia de recuperação a primeira quebrei o osso para reduzir em cima do nariz que era muito alto, foi tranquilo somente fiquei muito roxa, agora reduzi as abas e a ponta estou curiosa para ver como ficou estou com curativo e muitos pontos ainda.

    ResponderExcluir
  17. Vou fazer a rino daki a dois dias, sera aberta, estou morrendo de medo confesso, vivo na India e farei aki msmo, nao tenho tanto medo do dia, mas da recuperacao, nao kero me sentir pior duk ja sinto..... kuanto tempo leva pra desinxar??algumas recomendacoes??? eu vou fazer a aberta e as abas tambem , no msmo dia..sera aconcelhavel....AJUDAAAAAA

    ResponderExcluir
  18. Olaa , meu nariz não e batata como os outroos dizem , ele so tem a ponta meio pra baixo , e acho orrivel qual seriaaa melhor fazer Fchada Ou Aberta no meu casooo? Obg genteee

    ResponderExcluir
  19. Oi o meu nariz do meu pai é bem longo, e bota LONGO nisso. O do meu irmão é longo também. E como eu se pareço com o meu irmão eu estou ficando com o nariz grande que nem o dele. Vou fazer 3 cirurgias. 1-Rinoplastia 3- Ortoplastia 4- Cicatriz facial. Concerteza eu acho que vou me amar um pouco mais. E sem contar que as pessoas não vão me dizer que eu sou tão parecido com ele!!!

    gabrielpaula2010@globomail.com

    ResponderExcluir
  20. Oi meu nome é Julio,marquei a rinoplastia com um otorrino e gostaria de saber já que as recomendações é fazer com cirurgião plástico membro titular da SBCP,eu gostaria de saber se otorrino realiza essa cirurgia com a mesma eficácia de um cirurgião plástico?

    ResponderExcluir